terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como montar uma imagem ISO no Windows 7/ Windows 8

Os arquivos de imagem do tipo ISO são muito populares. Um arquivo ISO contém todo o conteúdo de um CD/DVD compactado em um único arquivo, por exemplo, se eu baixar o arquivo ISO do Windows 8 (Links diretos para download do Windows 8) ele vem em um único arquivo imagem que contém todos os executáveis, drives, e outros arquivos necessários à instalação. Se gravássemos em um DVD e executássemos o DVD da unidade óptica poderíamos visualizar todo esse conteúdo. Mas felizmente, há outra de visualizar esse conteúdo. Através do Virtual Clone Drive, que é capaz de criar uma unidade ótica virtual, pode-se montar qualquer arquivo imagem ISO como se fosse um CD/DVD sendo lido da bandeja do seus PC. Vejamos como montar o ISO do Windows 7 ou mesmo Windows 8.

Às vezes, você pode precisar para montar um arquivo ISO para visualizar o conteúdo desse arquivo, por exemplo, você pode querer montar um arquivo ISO do sistema operacional Windows com o objetivo de copiar rapidamente o conteúdo do arquivo ISO para uma unidade USB inicializável (Instalando Windows do pendrive). Embora o Windows 7 não ofereça suporte nativo para montagem de arquivos ISO, há alguns bons utilitários livres que podem montar um arquivo ISO.

Em geral, é preciso gravar o arquivo ISO para CD / DVD para ver e usar o seu conteúdo. Mas se você não quer gravar um CD / DVD toda vez que for visualizar um novo arquivo ISO, você pode usar uma dessas ferramentas. O Virtual Clone Drive pode montar facilmente arquivos ISO. E é um software totalmente gratuito e fácil de usar. Com ele você pode montar ISO para o Windows XP, Vista, Windows 7 e Windows 8 visualizando todo o conteúdo do arquivo. O Virtual Clone Drive suporta CCD,.BIN,.UDF, .ISO, arquivos .IMG, e .DVD.

Como usá-lo o Virtual Clone Drive:

  • Baixe e instale o software Virtual Clone Drive.
  • Após instalado ele será visível na bandeja da barra de tarefas. Clique com o Botão direito do mouse no arquivo de imagem ISO que você deseja montar e selecione Mount (Virtual Clone Drive ...). Será criada um unidade Virtual com sua respectiva letra como D:\. Para desmontar basta clicar com o botão direito na unidade virtual e escolher a opção Umount (Desmontar imagem).
  • Agora, você pode ver a nova unidade virtual no explorer (Meu Computador).

Exemplo de usos do Virtual Clone Drive:

    Por exemplo, se você quiser montar um arquivo ISO do Windows 7/Windows 8 para copiar arquivos de instalação, você deve executar os passos seguintes:
  • Vá até a unidade ou pasta que contém o arquivo ISO do Windows 7/8.
  • Clique com o Botão direito do mouse sobre o arquivo ISO e selecione a opção Mount (Virtual CloneDrive (letra de unidade)).
    windows 7, windows 8, virtual clone drive, montar, arquivo ISO
  • Agora, abra o Windows Explorer e abra o drive virtual para ver o conteúdo do arquivo ISO. Você pode copiar todo o conteúdo do disco para outro disco ou pasta desejada.

Fonte:

http://www.intowindows.com/


Um comentário:

  1. Obrigado pela dica, eu não sabia que o Virtual Clone funciona no Windows 8. Estava procurando muito um programa de drive virtual que funcionase no Windows 8. Testei a dica que funcionou perfeitamente, consegui instalar um programa no formato .iso pelo Virtual Clone.

    ResponderExcluir

Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium