segunda-feira, 17 de outubro de 2011

YUMI – Crie um Pendrive ou outra unidade USB Multibootável

Você gostaria de ter todos os seus sistemas operacionais em um só local? O que você acha de levar num pendrive o Windows, Linux, o seu antivirus favorito, um utilitário quebra-galho, ou aquele programinha muito útil? Que bom que é possível fazer isso! O YUMI é um software bem leve mas capaz de transformar seu pendrive, ou outra unidade USB, um verdadeiro centro de sistemas bootáveis, ou como queira chamar, uma unidade com múltiplas inicializações. Vamos ver nesta postagem como criar uma unidade USB multi-inicializável com seus aplicativos portáveis. Vamos nessa!

YUMI é uma criador universal de multiplas inicializações ou Multiboot em dispositivos de armazenamento. Sendo o sucessor do MultibootISOs, este software pode muito bem ser usado para criar um pendrive bootável de múltiplas inicializações, ou mesmo, qualquer drive USB pode tornar-se drive multi-bootável, que pode conter diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, antivirus, utilitários, clone de disco, ferramentas de análises e diagnósticos de PC e muitas outras).Todos os arquivos são armazenados em uma pasta de inicialização múltipla, e que ainda pode ser usada para armazenamento comum. Ao contrário do que MultiBootISO faz, usa grub para inicializar arquivos ISO diretamente do USB, o YUMI usa syslinux para inicializar diferentes distribuições extraídas e armazenados no dispositivo USB, e depois, se necessário, volta a utilizar o grub para inicializar vários arquivos ISO a partir de USB.

Criando drive USB Multi-Bootável com YUMI

O YUMI é muito similar ao Universal USB Installer, exceto pelo fato de que através do YUMI pode-se fazer mais de um sistema operacional rodar da mesma unidade USB.

Como criar um USB "multibootavél":

- Execute o YUMI-0.0.3.0.exe de acordo com as instruções nas figuras abaixo

  • Passo 1: certifique-se que o dispositivo está conectado no PC. No Step 1, escolha a unidade USB, na figura apresentada, temoas a unidade H:\.
  • Passo 2: no Step 2, selecione a distribuição do linux que você deseja instalar, existe a possibilidade de usar o arquivo ISO do windows ou outros que não estejam na lista, basta escolher na lista a opção "try unlisted ISO".
  • Passo 3: no Step 3, selecione o arquivo de imagem (Arquivo ISO) da distribuição que você selecionou.
  • Passo 4: clicar em Create. Pronto. Reinicie o PC configurando o Boot a partir do USB. Após configurar o PC e reiniciado, o boot localizará o Menu de inicialização no pendrive ou no dispositivo USB que você utilizou no YUMI agora é só selecionar a que deseja inicializar (Veja a Figura).

YUMI,multiboot,múltiplas inicializações,criar pendrive bootavel,usb bootavel, usb inicializável, aplicativos portáveis, pendrive bootável

Como Funciona: YUMI (Your Universal Multiboot Installer) permite que cada usuário crie seu próprio pendrive de múltiplas inicializações, na ordem desejada e, inclusive, adicionar mais ferramentas posteriormente. Se o YUMI estiver no mesmo local onde você armazena as usa ISOs ele detectará automaticamente cada uma delas.

Muito Importante: O Windows Vista ou 7 causarão no Ubuntu ou em outra versão baseada no Ubuntu (Linux Mint) travamento durante a inicialização. Uma maneira de concertar esse problema é renomear temporariamente a pasta windows sources localizada na raiz do seu dispositivo USB cada vez que for inicializá-las. O desinstalador funciona muito bem, mas não para arquivos ISOS adicionados usando a opção Unlisteds ISO do Step 2, estas devem ser removidas manualmente!

Requerimentos Básicos:

  • Memória Flash USB ou outro dispositovo de armazenamento USB fomatado em Fat32
  • PC que seja compatível com boot do USB
  • Windows XP/Vista/7
  • YUMI-0.0.3.0.exe
  • Arquivos ISO

Notas Explicativas:

Windows Vista/7, Hiren's Boot CD, Trinity Rescue Kit, OpenSUSE, Backtrack, Avira Antivirus, and Dr.Web Live CD são armazendos fora da pasta multiboot. As outros arquivos restantes podem estar dentro dessa pasta.

* Quando instalar o Windows 7 ou Vista do USB, você deve desplugar o dispositivo USB antes de reiniciar ou aparecerá a seguinte mensagem de erro:

"windows setup could not configure windows to run on this computer's hardware"

Solucionando problemas de erros de inicialização:

Ao executar um arquivo ISO do USB, se a seguinte mensagem de erro no BOOT surgir:

Error 60: File for drive emulation must be in one contiguous disk area

Será necessário desfragmentar seu arquivo ISO, usando as ferramentas:

contig – Ferramenta de desfragmentação de arquivos ISO através de linhas de comando

wincontig – ferramenta de desfragmentação de ISO com interface gráfica.

Notas adicionais:
Edite o menu de boot para as ISOS que você adicionou através da opção "Try and Unlisted ISO" , editando a ISO correspondente no \multiboot\menu\menu.lst

Se você não tiver um drive de disquete (Floppy drive) e aparecer fd0 errors na inicialização (BOOT), você deve desabilitar a unidade de disquete na BIOS através do SETUP.

Fonte: pendrivelinux.com


12 comentários:

  1. ola

    seu blog é 10 ! passo o dia inteiro lendo!
    poderias me dar uma dica ?
    é melhor usar placa pci usb ou um hub usb para conectar hds externos ??

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo estou com um 2 problemas. Quando eu vou dá o boot pelo pendrive da iso do win-xp dá um erro, a mesma coisa acontece com o kaspesky rescue disk. O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  3. Olá, tento dar boot por um hd externo e não consigo, o software só funciona em pendrives?

    ResponderExcluir
  4. não entrendi muito bem essa parte tem uma iso quer não esta na lista e quando vou tenta executa não da certo como resolver isso.nõa sei usar essa dica abaixo Edite o menu de boot para as ISOS que você adicionou através da opção "Try and Unlisted ISO" , editando a ISO correspondente no \multiboot\menu\menu.lst

    ResponderExcluir
  5. boa noite vc poderia me ensinar direito como funciona esse yumi pq apaguei o disco de inicilaização do hd pra formatar oa maquina como é o passo certo pra criar o disco de boot eu fui claro na minha pergunta

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde amigo, sempre usei o yumi e uma excelente ferramenta só que esses dias venho apanhando um pouco dele rsrs tentando fazer um bootavel do windows 8 pela opção que o yumi da de windows vista/7/8 instaler e o windows 7 pela opção Try an Unlisted ISO, porem ele me vem com um erro ao tentar o boot pelo windows 7 : error 15: file not found boot sabe como posso resolver isso?

    ResponderExcluir
  7. w7 nao intala com w8 no pen drive

    ResponderExcluir
  8. oi, fiz o pen bootavel porem está dando um erro 15 file not found, alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Tbm estou com esse msm error 15: file not found no Windows Xp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para resolver esse erro tem que retirar o espaço no nome windows xp ,tem que ser tudo junto...

      Pelo menos no meu deu certo!!!

      Excluir
    2. Para resolver esse erro tem que retirar o espaço,tem que ser tudo junto..
      Pelo menos no meu deu certo!!!!

      Excluir
  10. estou tentando instalar o w7 e da o seguinte erro ao final da instalação: "windows setup could not configure windos to run on this computer's hardware".
    Nao sei mais o q fazer. Alguem poderia ajudar?

    ResponderExcluir

Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium